INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC



Título: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE TANQUES DE ARMAZENAMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE RENAN ESPINOZA ARIAS

Colaborador(es):  CELSO ROMANEL - Orientador
PAULO BATISTA GONCALVES - Orientador
Número do Conteúdo: 2023
Catalogação:  16/10/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2023@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2023@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2023@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2023

Resumo:
Pela observação e análise das condições dos locais atingidos por violentos sismos destrutivos, pode-se demostrar a grande importância do comportamento do maciço de solo na resposta dinâmica das estruturas na superfície. Embora esta importância tenha sido há muito reconhecida, só recentemente uma investigação sistemática dos fatores intervenientes na interação dinâmica solo-estrutura vem merecendo a atenção adequada. Graças ao avanço de técnicas numéricas e métodos de análise, é possível hoje estudar-se este problema de forma eficiente, ampla e racional. O presente trabalho consiste em uma análise pelo método dos elementos finitos do problema do comportamento dinâmico dos tanques de armazenamento de combustível da Refinaria Costarricense de Petróleo (RECOPE) freqüentemente sujeitos a abalos sísmicos. A avaliação da amplificação sísmica dos solos da região da refinaria, o comportamento estrutural dos tanques sob solicitações dinâmicas, a análise comparativa dos métodos de projeto recomendados na Costa Rica, os efeitos da interação dinâmica solo-tanque, etc., são alguns dos pontos examinados em detalhe neste trabalho. O conhecimento do comportamento dinâmico dos tanques da Refinaria de RECOPE, Costa Rica, foi significativamente aperfeiçoado pela realização deste trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui