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Título: A GÊNESE DO DISCÍPULO: UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA E TEOLÓGICA DE PAULO E JOÃO A PARTIR DO ESTUDO DE FL 3,1-16 E JO 15,1-8
Autor: JOSE OTACIO OLIVEIRA GUEDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GERALDO DONDICI VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20220
Catalogação:  14/08/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20220@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20220@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20220

Resumo:
A Gênese do discípulo. Uma relação semântica e teológica de Paulo e João a partir do estudo de Fl 3,1-16 e Jo 15,1-8. Com a atenção voltada à unidade de todo a Escritura e ao horizonte da fé da Igreja, destinatária e guardiã da Revelação, esta pesquisa estabeleceu uma relação de textos de corpora distintos, superando, assim, o marco rígido estabelecido por Bultmann. Fazendo a exegese das perícopes paulina de Fl 3,1-16 e joanina de Jo 15,1-8, foi constatada em cada perícope densa concentração cristológica, diretamente ligada ao início do discipulado. Aproximando o resultado do estudo dos dois textos ,verificou-se a existência de uma gramática comum entre Paulo e João, tendo como marcos a semântica e a teologia no que tange ao essencial para se tornar discípulo. Essa gramática comum é acessível ao ouvinte-leitor de todos os tempos. Por isso, o estudo foi feito com atenção ao método histórico-crítico, mas complementando-o com novos métodos de análise sincrônica, particularmente a análise narrativa, para relevar a contribuição dos textos enquanto esses são regra para a vida da comunidade de fé que hoje os escuta e lê. Concluiu-se que Paulo e João têm um testemunho comum sobre o essencial do vir a ser e da existência do discípulo; essa novidade diz respeito à ontologia do discípulo: estar compenetrado no ser de Jesus Cristo; para dizer com Paulo, o discípulo precisa ser encontrado nele (Fl 3,9a); para fazer eco do evangelho de João, diz-se: permanecei em mim (Jo 15,4a).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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