$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: TERRA BRASIL: CULTURA E ENSINO EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Autor: HENRIQUE RODRIGUES LEROY
JERONIMO COURA SOBRINHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 19999
Catalogação:  30/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19999@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.19999

Resumo:
O livro didático de língua estrangeira representa um papel decisivo na construção do imaginário cultural do aprendiz. Muitas vezes o primeiro contato com a língua-cultura alvo dá-se por meio do livro didático. Daí a importância que esse veículo tem na constituição da cultura do aprendiz. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre tarefas culturais propostas no livro didático Terra Brasil: curso de Língua e Cultura, verificando se as mesmas são contempladas pelo quadro de abordagens de ensino de cultura propostas por Gimenez (2002). A essas interpretações sobre o ensino de cultura, somam-se quatro categorias de cultura desenvolvidas por Moran (1990) e adaptadas por Fontes (2002). Portanto, este trabalho pretende estimular a criação de um lugar intercultural, onde o aprendiz e o professor de PLE se sensibilizam por meio de um olhar crítico e cultural, para as suas próprias visões de mundo, ao descobrirem-se capazes de aceitar e respeitar o outro no espaço da interculturalidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui