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Título: A ABORDAGEM EXPLÍCITA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E DA CONCORDÂNCIA VERBAL EM UM LIVRO DIDÁTICO
Autor: CESAR AUGUSTO GONZALEZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 19998
Catalogação:  30/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19998@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.19998

Resumo:
Atualmente, é exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais que se aborde a questão da variação linguística na sala de aula de língua materna. Essa exigência afeta também livros didáticos, que, selecionados, comprados e distribuídos para escolas públicas de todo o Brasil por meio do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio, trazem todos ao menos um capítulo sobre essa questão. Interessados em saber como é feita a abordagem da variação pelo livro didático, analisamos a coleção de ensino médio mais adotada no estado do Rio Grande do Sul com os objetivos de (1) descrever como a variação é explícitamente discutida em termos das noções de língua, norma e variedades linguísticas populares, e (2) investigar se a concordância verbal – fenômeno variável altamente estigmatizado – tem sua variabilidade discutida. Entende-se que tal discussão é necessária se quisermos combater o preconceito que se associa à concordância verbal variável.

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