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Título: A INFLUÊNCIA DA HISTERESSE NO COMPORTAMENTO ESTACIONÁRIO DE UM SISTEMA MECÂNICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HALEI FAGUNDES DE VASCONCELOS

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO SALGADO CANDIOTA - Orientador
Número do Conteúdo: 19950
Catalogação:  25/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19950@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19950@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19950

Resumo:
No comportamento de sistemas mecânicos a relação entre força aplicada e deslocamento resultante não obedece sempre a uma lei linear, de proporcionalidade constante. É bastante comum o fenômeno da histeresse mecânica, em que o deslocamento resultante depende da força aplicada e do sentido do deslocamento, ainda que não seja atingido o limite de escoamento, em nenhum ponto do sistema. Neste trabalho propomos um modelo baseado na associação paralela de elementos bi-elásticos, que apresentam histerese apresenta contornos diferentes da histerese bi-linear. É obtida então uma solução para a resposta de amplitude do sistema, em regime estacionário, quando excitado por um deslocamento harmônico. Os resultantes foram tabelados com o auxílio de um computador digital IBM. A verificação dos resultados foi feita por meio de feixes de molas, basicamente semelhantes aos usados na suspensão de veículos, excitados em uma mesa vibradora eletrodinâmica. As medições das respostas de deslocamento do sistema concordem razoavelmente com as previsões teóricas.

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