$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA VISUALIZAÇÃO DO SUBSOLO DA REGIÃO DO MÉIER, RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIANA SALES CORREA

Colaborador(es):  CELSO ROMANEL - Orientador
CLAUDIO PALMEIRO DO AMARAL - Coorientador
Número do Conteúdo: 1988
Catalogação:  02/10/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1988@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1988@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1988@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1988

Resumo:
O presente trabalho visa elaborar o perfil de solo de uma área na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, compreendendo os bairros Abolição, Água Santa, Benfica, Bonsucesso, Cachambi, Del Castilho, Engenho de Dentro, Encantado, Engenho Novo,Higienópolis, Inhaúma, Jacaré, Jacarezinho, Lins de Vasconcelos, Manguinhos, Méier, Maria da Graça, Piedade, Pilares, Quintino, Riachuelo, Rocha, Sampaio, Tomás Coelho,Todos os Santos e Vila Isabel, numa área total aproximada de 33 km2 com base em resultados de sondagens à percussão (SPT).A metodologia para concepção do perfil de sedimentação/intemperismo envolveu a recuperação e interpretações dos perfis obtidos em poços de sondagem, visitas de campo na região selecionada, análise de mapas e imagem aérea, revisões bibliográficas e extensa procura de dados em vários arquivos público. Um banco de dados foi criado no software ArcView, um sistema para aplicação de informação geográfica georeferenciada, a partir da base cartográfica digital na escala 1:2000. As entidades gráficas que representam o posicionamento dos poços sondados foram incorporadas no sistema assim como, toda a informação de interesse associada a interpretação dos respectivos boletins baseada no perfil de subsolo proposto. Na visualização 3D em sub-região de 3,30 Km2, onde o número e distribuição de poços foram considerados satisfatórias em uma análise preliminar, foram empregados dados referentes às sondagens SPT assim armazenadas (posição geográfica da boca do furo, profundidade do lençol freático, valores do número de golpes do ensaio SPT a cada metro de profundidade, quota altimétrica, espessuras e descrição qualitativa das camadas). Aplicações baseadas em GIS quando associadas com métodos de Geoestatística podem ser de interesse e importância fundamental em estudos regionais que envolvem planejamento urbano e tomadas de decisões, para elaboração de mapas de risco,contaminação do subsolo entre muitas outras aplicações no campo da Geotecnia e Geologia de Engenharia.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RESUMO., ABSTRACT., ÍNDICE, LIST. DE FIGS., CAPÍTULOS 1 AO 5  PDF  
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 5 (CONTINUAÇÃO), REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS,  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui