$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: MONITORAMENTO DE CURVATURA DE DUTOS FLEXÍVEIS BASEADO EM SENSORES A FIBRA ÓPTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VICTOR VIANA CHAVES

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 19849
Catalogação:  10/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19849@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19849

Resumo:
Novos cenários de exploração de petróleo estão sendo descobertos em lâminas d’água cada vez mais profundas. Devido à estas novas descobertas os dutos flexíveis, componentes essenciais na cadeia de exploração, são projetados e fabricados com comprimentos cada vez maiores. Com este aumento de comprimento os dutos estão sujeitos a esforços mecânicos cada vez maiores. Devido a este fato surge a necessidade de monitoramento da integridade estrutural do duto, sendo a curvatura um parâmetro essencial nesta análise. A necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de petróleo e gás natural em profundidades maiores de 3000m está demandando novos conceitos de monitoramento da integridade de dutos flexíveis. Devido a suas características intrínsecas sensores a fibra óptica se tornam uma solução extremamente viável para este monitoramento. Com base nestes fatos foi desenvolvido um estudo teórico para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de curvatura de dutos flexíveis. A tecnologia escolhida para realizar este monitoramento foi a de sensores a fibra óptica. Foi selecionado como cenário para este desenvolvimento o teste de qualificação de dutos flexíveis denominado DIP Test, no qual a variável principal é a variação de curvatura. Este teste de qualificação servirá de cenário para o desenvolvimento teórico deste sistema de monitoramento de curvatura. Serão descritas as principais características envolvendo o sistema como: geometria de instalação dos sensores, cálculos de curvatura a partir das respostas dos sensores a fibra óptica além de uma descrição detalhada do DIP Test citando desafios, discutindo problemas e, finalmente, propondo soluções.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui