$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA CORTADORA COMPUTADORIZADA PARA CHAPAS PLÁSTICAS DE PEQUENA ESPESSURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZ CARLOS DE FARIA PORTO

Colaborador(es):  SOLLY ANDY SEGENREICH - Orientador
Número do Conteúdo: 19823
Catalogação:  06/07/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19823@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19823@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19823

Resumo:
Um dos processos que mais tem se difundido na área de automação industrial é o processo de corte de chapas. Diversas máquinas de vários tamanhos têm sido desenvolvidas para o corte de inúmeros materiais como aço, alumínio, madeira, couro, pedra etc. Neste procedimento específico, têm sido utilizados os mais diversificados métodos de corte, desde facas em movimento alternativo ou rotativo, até a utilização de maçaricos, jato de água, laser ou plasma. O presente trabalho visa o desenvolvimento de uma mesa de corte de baixo custo para a automatização do processo de corte de chapas plásticas de pequenas espessuras. As aplicações para uma máquina deste tipo são máquinas são mais diversas, com destaque na utilização em fabricação de letreiros luminosos de acrílico. Em termos gerais, o protótipo aqui desenvolvido constitui-se de uma mesa com fresa, sendo movimentada em XY a partir de comandos vindos de um microcomputador. Além de movimentação no plano horizontal XY, existe um terceiro movimento de levantar e abaixar a fresa executado na direção vertical. Uma inovação examinada nesta protótipo, foi a utilização de guias lineares construídas a partir de perfis em C, de alumínio, com uma corrente neles fixada que desempenha o papel de cremalheira para converter o torque do motor em força motriz. Assim, a guia passou a ter a finalidade dupla e simultânea de guia propriamente e elemento de tração, evitando a necessidade de utilização de cabos ou correias. Assim , esta dissertação tem por objetivo descrever os principais elementos do protótipo construído e apresentar alguns resultados dos testes realizados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui