INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESCOLAS TÉCNICAS: A VISÃO DE CONTRATANTES E CONTRATADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): KATIA REGINA BEZERRA

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 19748
Catalogação:  27/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19748@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19748@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19748

Resumo:
O presente estudo visa identificar e analisar de que forma o desenvolvimento de competências em escolas técnicas corresponde às necessidades e aos anseios do mercado de trabalho. Em colaboração com o Programa Prioridade-Rio – Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, o estudo aponta possíveis ações com vistas ao alinhamento das expectativas do mercado de trabalho com a capacitação profissionalizante. De caráter essencialmente qualitativo, a metodologia constituiu-se de pesquisas de campo, entre outubro de 2010 a junho de 2011, através de entrevistas transcritas e analisadas e material bibliográfico teórico. Foram entrevistados 14 profissionais de escolas técnicas de diferentes localidades do município do Estado do Rio de Janeiro que apresentaram suas respectivas percepções. Além disso, foram realizadas entrevistas com quatro líderes de equipe de profissionais, capacitados em instituições de ensino técnico, que relataram suas expectativas e dificuldades no desenvolvimento de novos profissionais diante das demandas apresentadas, e três profissionais da área de recursos humanos que expuseram as dificuldades de atração e retenção desses profissionais. Foram identificadas lacunas na formação de competências teóricas e práticas requeridas pelo mercado de trabalho demonstrando desalinhamento e distância teórica e prática entre mercado e as instituições de ensino. Foram geradas proposições que sugerem possíveis ações para a construção de conhecimento, competências e capacitação dos profissionais, contribuindo, assim, para a melhoria da grade curricular das Instituições de ensino técnico do Rio de Janeiro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui