$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA

Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
LUCIANO VICENTE MEDEIROS - Coorientador
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - Coorientador
Número do Conteúdo: 1966
Catalogação:  21/09/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966

Resumo:
Nesta dissertação é apresentada uma nova técnica para estabilização de encostas através da construção de um muro de gravidade usando pneus e solo. Esta técnica foi desenvolvida dentro de um trabalho de pesquisa realizado pela PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a Universidade de Ottawa (Canadá). O trabalho consistiu na construção e análise de um muro experimental de solo- pneus localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O muro possui 60m de comprimento e 4m de altura, sendo constituído por camadas horizontais de pneus preenchidos com solo residual compactado e amarrados entre si com corda ou arame. Atrás do muro de pneus foi executado um retro-aterro com 6m de altura, constituído do mesmo solo utilizado no muro de solo- pneus. O muro é composto por 4 seções com características diferentes quanto ao tipo de amarração, geometria e configuração dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta- se neste trabalho um estudo do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus das 4 seções do muro. Os valores previstos numericamente foram comparados aos resultados da instrumentação de campo, com o objetivo de obter os parâmetros de deformabilidade do material. Para a representação do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus, utilizou-se o modelo elástico linear. Foi considerada a existência de 7 camadas distintas do material solo-pneus, permitindo a variação do módulo E ao longo da altura do muro. O solo do retro-aterro foi representado pelo modelo elástico não linear (hiperbólico). Dentre as principais conclusões, pode-se ressaltar que o uso de pneus cortados facilita o processo construtivo e reduz a deformabilidade do muro. A amarração dos pneus com corda, apesar de menos eficiente que a amarração com arame, apresenta-se como a melhor alternativa quando se considera a relação custo vs benefício. A utilização de solo-pneus apresenta-se como uma alternativa que combina a eficiência mecânica do pneu e o baixo custo de execução quando comparada às técnicas convencionais de estabilização de encostas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRAD., RES., ABST, SUM., LIST. DE SÍMBS., DE ABREV., DE FIGS., DE TABS., CAPS. 1 A 8, REFS  PDF  
ANEXOS 1 AO 4  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui