INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: OTIMIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE FREQÜÊNCIA DE UMA REDE CELULAR PELO USO DAS MATRIZES DE ISOLAÇÃO E DE COMPATIBILIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROBSON DOMINGOS VIEIRA

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
OSCAR PORTO - Coorientador
Número do Conteúdo: 1965
Catalogação:  21/09/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1965@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1965@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1965@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1965

Resumo:
Um algoritmo de alocação de freqüência eficiente deve considerar aspectos de propagação e detalhes de equipamento de modo a minimizar a relação a sinal interferência, e conseqüentemente, aumentar a eficiência do espectro. Essa dissertação tem o objetivo de propor uma melhor solução para alocação de freqüência nas rede TDMA e GSM, levando em consideração os aspectos citados. A abordagem utilizada é diferente das técnicas de alocação de freqüências usuais, que são baseadas na distância de reuso. O algoritmo proposto utiliza uma matriz que representa os aspectos de propagação (matriz de isolação) e uma matriz que representa os detalhes do equipamento (matriz de compatibilidade). A matriz de isolação mostra a relação sinal interferência que cada célula tem com as outras. Um estudo de como coletar os dados (seleção da rota no interior do setor) e de como trabalhar com os dados coletados foram realizados, objetivando-se ter matriz que melhor caracterizasse a rede utilizada. A matriz de compatibilidade mostra a distância em freqüência no qual se devem alocar os canais em uma mesma célula, células adjacentes e células co-sites. Os valores de espaçamento entre freqüências, sugeridos nesta dissertação, são valores práticos e dependem das técnicas utilizadas no planejamento e do equipamento utilizado em questão. O problema de alocação foi modelado com um problema inteiro. Uma heurística (divide and conquer) foi utilizada para particionar a rede em menores partes, em que o algoritmo branch and bound foi implementado. O algoritmo foi testado em duas redes com sessenta e trezentos e quarenta e oito setores respectivamente. As redes foram construída levando em consideração os dados topográficos e morfológicos da cidade de Brasília.

Descrição Arquivo
CAPA, FOL. DE ROSTO, AGRAD., RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LIST. DE FIGS., DE TABS., INTROD., CAPS.1E 4  PDF  
CAPÍTULOS 5 E 6  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 (CONTINUAÇÃO)  PDF  
CAPÍTULO 6 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui