As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA ENSINO DE VOCABULÁRIO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RAFAEL MOREIRA CUNHA
Colaborador(es): SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 19646
Catalogação: 15/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19646@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19646@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19646
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DE COMPUTADOR PARA ENSINO DE VOCABULÁRIO PARA CRIANÇAS COM AUTISMO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: RAFAEL MOREIRA CUNHA
Colaborador(es): SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 19646
Catalogação: 15/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19646@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19646@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19646
Resumo:
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil que afeta a
capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de
responder apropriadamente ao ambiente. A Ciência da Computação e, em
particular, a área de Interação Humano-Computador (IHC) podem auxiliar na
construção de ferramentas com alta qualidade de uso capazes de ajudar no
desenvolvimento de crianças com autismo. Este trabalho tem por objetivo analisar
o impacto de um programa de computador desenvolvido exclusivamente para
ajudar crianças com autismo na aquisição de vocabulário. Os resultados obtidos
demonstram que as crianças foram capazes de aprender novas palavras, retendo e
generalizando o conhecimento.