$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA ABORDAGEM DEONTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AGENTES NORMATIVOS AUTÔNOMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BALDOINO FONSECA DOS SANTOS NETO

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 19639
Catalogação:  14/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19639@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19639@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19639

Resumo:
Normas sociais têm se tornado uma das abordagens mais promissoras para garantir uma ordem social desejável em sistemas multiagentes. Nestes sistemas, agentes autônomos trabalham a fim de atingir objetivos comuns ou diferentes. Normas regulam o comportamento de tais agentes definindo obrigações e proibições, fornecendo recompensas e estabelecendo punições a fim de incentivá-los a se comportarem de acordo com as normas. Embora o uso de normas seja um mecanismo promissor para regular o comportamento de agentes, o desenvolvimento de agentes capazes de atuar em um sistema, adotar as normas e lidar com as mesmas autonomamente tem sido mais difícil do que o desenvolvimento de agentes tradicionais. A razão para esta dificuldade é a falta de mecanismos que possibilitem o desenvolvimento de agentes autônomos capazes de lidar com questões relacionadas a normas. Nesta tese, apresenta-se uma abordagem para desenvolvimento de agentes capazes de lidar autonomamente com questões normativas. Para tanto, a abordagem fornece um modelo arquitetural para apoiar um agente no raciocínio sobre as normas. Tal modelo estende o modelo Belief-Desire-Intention adicionando um conjunto de funções que auxiliam o agente na adoção de novas normas, na verificação da ativação, desativação, cumprimento e violação das normas, na seleção de quais normas devem ser cumpridas ou violadas, na detecção e resolução de conflitos entre normas, na geração de novos objetivos e na seleção de objetivos, planos e intenções, levando em consideração as normas do sistema. Além disto, a abordagem fornece os mecanismos necessários para implementação de agentes projetados a partir do modelo arquitetural proposto. Dois cenários são utilizados para exemplificar a abordagem proposta. O primeiro está relacionado ao planejamento de missões de resgate reguladas por normas. O segundo está relacionado ao suporte ao desenvolvimento de software regulado por normas. Por fim, experimentos são apresentados que demonstram a importância de desenvolver agentes a partir da abordagem proposta seja na visão do agente ou da sociedade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui