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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PENSAMENTO DA COR NA OBRA DE JOSEF ALBERS Autor: PALOMA OLIVEIRA DE CARVALHO SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19638
Catalogação: 14/06/2012 Liberação: 14/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19638@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19638@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19638
Resumo:
Título: O PENSAMENTO DA COR NA OBRA DE JOSEF ALBERS Autor: PALOMA OLIVEIRA DE CARVALHO SANTOS
Nº do Conteudo: 19638
Catalogação: 14/06/2012 Liberação: 14/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19638@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19638@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19638
Resumo:
Em Josef Albers, a sua ideia de cor consolida-se na sua maturidade. O conhecimento científico e empírico das cores torna-se uma vivência, utilizado como uma ferramenta, uma métrica poética para fazê-las transformarem-se no tempo de percepção, ativando o sujeito e tornando-o consciente dessa atividade. A variabilidade, inconstância da percepção; a simultaneidade e reversão de significados, perseguidos desde o início da sua obra, revelam-se fortemente na série Homages to the Square, elaborada em conjunto com o livro Interaction of Color. É a partir destas que a sua obra torna-se paradigmática para a arte contemporânea, abrangendo muitas questões caras ao século XX. Em ambos, problematizam-se os limites entre prática e teoria, racionalidade e expressão colocados pela didática bauhausiana, culminando o investimento de toda uma longa vida. Este trabalho se propõe a afirmar a sua atualidade. Podemos dizer que o pensamento da cor presente em sua obra artística e teórica não gerou um estilo, mas alcançou um amplo objetivo de multiplicação, de formação, promovendo uma mente clara, integrada ao mundo, em prontidão para o futuro. Pretendermos avançar na discussão dos parâmetros internos da sua obra ao percebê-la em constante redefinição em embates e diálogos sincrônicos e diacrônicos, tanto com os diversos meios públicos onde ela tem estado atuante, quanto com tradições às quais ela se filia.