$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ESTUDO DA ERODIBILIDADE DE SOLOS DA FORMAÇÃO BARREIRAS - RJ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO DA CRUZ DE ARAUJO

Colaborador(es):  FRANKLIN DOS SANTOS ANTUNES - Orientador
TACIO MAURO PEREIRA DE CAMPOS - Orientador
Número do Conteúdo: 1962
Catalogação:  20/09/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1962@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1962@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1962@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1962

Resumo:
O surgimento e evolução de erosões têm sido objeto de diversos estudos, com os mecanismos envolvidos ainda não sendo totalmente compreendidos. Esta dissertação apresenta uma revisão bibliográfica abordando uma conceituação básica do fenômeno, os agentes causadores do processo e os fatores que o condicionam. Além desta aborda-se também, sucintamente, os principais aspectos da área na qual há ocorrência dos solos estudados, com uma descrição de sua localização, geologia, geomorfologia, clima, vegetação, etc. Faz-se ainda uma outra revisão, sobre os principais métodos de avaliação de erodibilidade descritos na literatura. A partir de visitas de campo, foram escolhidos três solos a serem estudados, tomando-se como critério de seleção e avaliação as feições erosivas que os mesmos apresentavam in loco. Definido como objeto principal do estudo, os solos da Formação Macacu são analisados por meio de ensaios de caracterização convencional, análises mineralógicas, análises químicas, caracterização MCT, determinação de curva característica, ensaios de resistência à tração, ensaios de desagregação e ensaios de penetração de cone (modificado). As observações de campo, associadas aos resultados dos trabalhos de laboratório, permitem o reconhecimento e avaliação dos solos mais susceptíveis à erosão, podendo-se assim buscar a identificação e definição de correlações entre as características próprias dos solos e suas erodibilidades.

Descrição Arquivo
CAPA, DED., AGRAD.,RES.,ABSTRACT,ÍND.,LISTA DE FOTOS,DE FIG.,DE TAB.,DE ABREV. E SÍMB.,CAPS. 1, 2  PDF  
CAPÍTULOS 3 E 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULOS 7, 8, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui