INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONJUNTO COM OS PROFESSORES NO PROCESSO DE RECONTEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA OFICIAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VANIA FINHOLDT ANGELO LEITE

Colaborador(es):  MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 19628
Catalogação:  12/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19628@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19628

Resumo:
Esta pesquisa se insere na discussão das reformas educativas e nas reformulações da política educativa que vêm ocorrendo em diferentes países e no Brasil. O trabalho pretende contribuir para essa discussão, ao analisar a atuação da coordenadora com as professoras, no processo de recontextualização da política oficial de Língua Portuguesa do primeiro ano, em uma escola da Rede Municipal de Ensino Fundamental, na cidade do Rio de Janeiro, partindo do princípio de que coordenadora e as professoras são coprodutoras e intérpretes criativas do texto das políticas educativas. A pesquisa tem a seguinte questão: de que forma o coordenador pedagógico comprometido com um projeto pedagógico, em torno do qual empreende suas ações, em conjunto com os professores,pode equilibrar a política oficial (proposta externa) com o projeto da escola (proposta interna). Para fundamentar a análise do processo de implementação da política curricular, utilizo o Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores (Ball et al., 1992) e a teoria de Basil Bernstein (1996), no que se refere ao Modelo do Discurso Pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou os seguintes instrumentos: observação das reuniões de Centros de Estudos, Conselhos de Classe e aulas do primeiro ano; entrevistas com a coordenadora, as professoras do primeiro ano e a da sala de leitura; análise documental das Orientações Curriculares e Cadernos de Apoio Pedagógico do primeiro ano. O estudo evidencia que, no processo de implementação da política curricular de Língua Portuguesa no primeiro ano, a coordenadora buscou assegurar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo os projetos de leitura (proposta interna), juntamente com as professoras, ao mesmo tempo, em que cumpria as determinações da SME (proposta externa), em relação à meta e ao o quê ensinar (conteúdos de alfabetização em Língua Portuguesa). A coordenadora defende e orienta as professoras a direcionarem o trabalho para uma prática de sala de aula com características do modelo de competência, no que se refere ao como ensinar. Esse equilíbrio, entre a proposta pedagógica da escola e a proposta da SME, resulta em um modelo pedagógico misto nos seguintes aspectos: a) em relação ao modelo de competência: a coordenadora defende que as professoras façam intervenções de acordo com a lógica do adquirente, seguindo seu nível de ritmo; b) em relação ao modelo de desempenho: a coordenadora segue as Orientações Curriculares no que se refere ao o quê ensinar no primeiro ano e aos critérios bem definidos para avaliar os alunos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui