INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA ARQUITETURA PARA APLICAÇÕES DINÂMICAS NCL BASEADAS EM FAMÍLIAS DE DOCUMENTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE GERALDO DE SOUSA JUNIOR

Colaborador(es):  LUIZ FERNANDO GOMES SOARES - Orientador
Número do Conteúdo: 19602
Catalogação:  05/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19602@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19602@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19602

Resumo:
A apresentação de aplicações hipermídia dinâmicas pode ser vista em alguns casos como um processo de autoria recursivo, no qual aplicações são recriadas em tempo de apresentação quando modificações no conteúdo são desencadeadas por interações entre a máquina de apresentação e outras entidades (tais como usuários, objetos imperativos, aplicações externas etc.). Em alguns cenários de aplicações hipermídia dinâmicas, é possível identificar um padrão de composição hipermídia que se mantém mesmo após o documento ter sido recriado. Aplicações desse tipo são comuns, por exemplo, em um ambiente de TV Digital Interativa. A existência de um padrão durante a apresentação de uma aplicação para TV Digital Interativa permite estabelecer uma analogia entre os processos de recriar documentos dinamicamente e de especificar aplicações pelo método orientado a templates. Nesse último método, o autor especifica uma aplicação preenchendo lacunas deixadas por um template que representa o padrão de composição hipermídia da aplicação. Analogamente, na recriação dinâmica de documentos o módulo que processa atualizações no documento faz o papel de preencher as lacunas de templates. O objetivo principal do presente trabalho é definir uma arquitetura, inspirada nessa analogia, para estruturar aplicações NCL que podem ser refatoradas dinamicamente e que se mantêm em conformidade com seus respectivos templates. Nested Context Language (NCL) é a linguagem para autoria de aplicações do Sistema Brasileiro de TV Digital terrestre. Para validar a solução proposta, foram desenvolvidas uma aplicação que captura um cenário real de uso e uma ferramenta de autoria que permite especificar graficamente o preenchimento de templates.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui