INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MÉTODO DE VARREDURA DE VALORES INICIAIS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO SIMILARES DE CAMADA DE LIMITE APLICADO A UMA CUNHA EM CONVECÇÃO MISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JOSE VIRIATO COELHO VARGAS

Colaborador(es):  FRANCISCO EDUARDO MOURAO SABOYA - Orientador
Número do Conteúdo: 19598
Catalogação:  04/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19598

Resumo:
O presente trabalho apresenta o método de varredura de valores iniciais para a solução de problemas não-similares de camada limite, aplicado a uma cunha em convecção mista. É feita uma análise dos efeitos da força de empuxo nas características de transferência de calor e atrito, na superfície da cunha submetida a um escoamento laminar em convecção forçada. Os casos analisados referem-se a temperatura uniforme na superfície e a fluxo de calor uniforme através da superfície. Apresentam-se resultados numéricos para a placa vertical e a cunha em 120 graus celsius (problema similar), os quais foram comparados com os disponíveis na literatura, apresentando-se excelente concordância. Ainda são apresentados resultados para a cunha em 90 graus celsius e em 180 graus Celsius. Os resultados foram obtidos para o número de Prandtl 0,7 em uma larga faixa do parâmetro de não-similaridade (0 a 100 para temperatura uniforme e 0 a 5 para fluxo de calor uniforme). Em geral, verifica-se que para ambos os casos estudados de condições da superfície, o coeficiente de atrito local e o número de Nusselt local aumentam com o aumento da força de empuxo para o escoamento ajudado e diminuem com o aumento da força de empuxo para o escoamento ajudado e diminuem com o aumento da força de empuxo para o escoamento oposto. Verifica-se também que os efeitos de convecção natural diminuem com o aumento do ângulo da cunha. Compara-se, por fim os resultados de transferência de calor entre os dois casos estudados. O método possibilita a obtenção de resultados com o uso de um microcomputador PC AT-286 com o co-processador matemático, sem o uso de dupla precisão. As tolerâncias utilizadas para a convergência são as mesmas dos resultados disponíveis na literatura. Adicionalmente, o tempo computacional necessário para a obtenção das soluções foi bastante reduzido. Para toda a faixa de variação do parâmetro de não-similaridade, o equacionamento utilizado foi o mesmo, baseado em parâmetros de correlação para convecção forçada em uma superfície plana com injeção de massa, com ótima concordância com resultados disponíveis na literatura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui