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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS EM SÉRIE Autor: FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19553
Catalogação: 22/05/2012 Liberação: 22/05/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19553
Resumo:
Título: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS EM SÉRIE Autor: FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ
Nº do Conteudo: 19553
Catalogação: 22/05/2012 Liberação: 22/05/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19553
Resumo:
Nesta dissertação apresenta-se a avaliação da eficiência energética do
Veículo Elétrico Híbrido em Série mediante o desenvolvimento teórico de
dois protótipos de sistemas de propulsão elétrica e o estudo experimental
do consumo de combustível do veículo original. A análise experimental
foi feita mediante o desenvolvimento de uma bancada de teste, composta
principalmente por um dinamômetro de chassis, um piloto automático e
um medidor de vazão de combustível, acompanhado de toda a eletrônica
que fez possível a aquisição de dados em cada teste. Neste estudo desenvolvem-
se dois modelos teóricos de arquitetura para o sistema de propulsão
do VEH, o primeiro composto de quatro motores, cada um embutido nas
rodas do veículo, e o segundo composto por dois motores, cada um embutido
nas rodas do eixo traseiro do veículo. Existem diversos procedimentos
para poder embutir um motor na roda do veículo, o que se deve ter em
conta é o peso, a potência e a eficiência na transmissão de potência. No
desenvolvimento teórico do sistema de propulsão em cada roda, faz-se
necessário o uso do redutor cicloidal, o qual permite uma redução de 3:1
até 119:1 em um só estágio com uma eficiência de transmissão de 93 por cento,
conjuntamente com um motor de corrente contínua sem escovas, o qual tem
uma alta densidade de potência. Os resultados da avaliação do sistema de
propulsão elétrica dos protótipos mostram que o modelo de quatro motores
nas rodas é mais eficiente em comparação com o modelo de dois motores
embutidos nas rodas. Isto se deve ao fato do segundo modelo ser mais
pesado, já que precisa uma maior quantidade de baterias e além disso
de motores mais robustos. Na avaliação do consumo energético do VEH
em comparação com o modelo original a gasolina, obtiveram-se resultados
interessantes referentes à economia na utilização do recurso energético. O
VEH teve um comportamento melhor em ciclos urbanos que em ciclos de
estrada e a economia do recurso energético alcança 57,6 por cento quando se testa
com ciclos urbanos e 11,4 por cento em ciclos de estrada.