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Título: TEXTURAS APLICADAS AO MÉTODO DA RADIOSIDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO BIRTEL MENDES DE FREITAS

Colaborador(es):  MARCELO DE ANDRADE DREUX - Orientador
Número do Conteúdo: 19443
Catalogação:  17/04/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19443@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19443@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19443

Resumo:
Reflexões de uma dada superfície podem ser modeladas acuradamente considerando-se a transferência de energia entre superfícies, seguida da aplicação do princípio de conservação de energia. A técnica que implementa esse conceito é chamada de Método da Radiosidade. Imagens realistas de uma cena que contenha em grande parte superfícies difusas podem ser produzidas usando-se essa técnica. Por outro lado, o método original é mais apropriado para representação realista de superfícies suaves, ou lisas (sem rugosidade). Mas esse tipo de característica não é representativa do comportamento da reflexão de luz na maioria dos objetos reais. Modificar o método básico da Radiosidade levando-se em conta esse fato resultaria em uma tarefa extremamente complexa para se aplicar ao modelo de iluminação global. Um meio termo adequado para se conseguir uma boa representação de superfícies rugosas seria a pós-renderização das superfícies usando um modelo de iluminação local, feita logo após da aplicação do método básico da Radiosidade. As técnicas que procuram adicionar detalhes de superfície no nível de iluminação local são conhecidas por Métodos de Texturização, dos quais podemos citar o Mapeamento de superfícies, Bump Mapping e Texturas Procedimentais como exemplos. O presente trabalho é uma tentativa de produzir imagens realistas usando uma combinação das duas técnicas descritas. Partindo-se de um pacote gráfico existente que implementa o método básico de Radiosidade, foram feitas modificações no código fonte com o intuito de implementar técnicas de texturização de pós-renderização em dois casos (Mapeamento de superfícies e Texturas Procedimentais). O resultado foi a produção de imagens que, embora não totalmente corretas (do ponto de vista da conservação de energia), conferem às cenas um maior grau de realismo.

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