$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O DIREITO FUNDAMENTAL À CULTURA: MECANISMOS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SUA EFETIVAÇÃO, TUTELA E DEMOCRATIZAÇÃO
Autor: FELIPE MONTEIRO DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REGINA COELI LISBOA SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19401
Catalogação:  09/04/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19401@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19401

Resumo:
O direito à cultura, tradicionalmente caracterizado como um direito humano de segunda geração, recebeu pela Constituição Federal de 1998 o status de direito fundamental. Ao tratar especificamente do tema em seus artigos 215 e 216, a Constituição estabeleceu normas programáticas de eficácia limitada que deverão ser efetivadas através de uma prestação positiva do Estado. Desta forma, para efetivar e tutelar o Direito Fundamental à Cultura vislumbra-se a necessidade do Estado elaborar políticas públicas culturais em conjunto com a Sociedade Civil. O presente trabalho analisa o histórico das políticas públicas culturais brasileiras entre os anos 1930 e 2010, como também os principais instrumentos por elas criados para o formento e custeio à produção cultural- o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), instituído pela Lei n 8.313/1991 também conhecida Lei Rouanet, e a Lei n 8.685/1993, também conhecida como a Lei do Audiovisual; para a tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro - Tombamento, Inventário, Vigilância, Registro, Ação Popular e Ação Civil Pública; e para a democratização cultural - o Plano Nacional de Cultura, o Programa Cultura Viva, o Sistema Nacional de Cultura, a Reforma da Lei Rouanet e demais Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e Projeitos de Lei (PLs) que versam sobre a matéria e que ainda se encontram em trâmite no Congresso Nacional até outubro de 2011.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui