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Título: ANÁLISE DO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE DADOS DE MERCADO VERSUS DADOS FINANCEIRO-CONTÁBEIS NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DOS GRUPOS ESTRATÉGICOS NA INDÚSTRIA BANCÁRIA BRASILEIRA
Autor: RODRIGO DONATO DE AQUINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19366
Catalogação:  02/04/2012 Liberação: 02/04/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19366&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19366

Resumo:
A proposta deste estudo foi identificar a associação entre os diversos grupos estratégicos do segmento bancário brasileiro, segundo a tipologia de Porter (1980), e seus respectivos desempenhos econômico-financeiros utilizando, para mensuração dessa performance, tanto constructos elaborados com dados contábilfinanceiros quanto de mercado. A intenção do esforço de pesquisa foi observar o impacto da opção entre esses indicadores na avaliação das escolhas estratégicas desses grupos em seu desempenho. Motivou a investigação o fato de que nos últimos anos a indústria bancária brasileira vem sofrendo um processo de consolidação cuja nova dinâmica competitiva crê-se ainda não esteja satisfatoriamente compreendida. Ademais o aumento do número de bancos com ações em bolsa com as diversas emissões primárias dos últimos anos possibilita o tratamento quantitativo da questão. Para realizar essa investigação, foram utilizados dois métodos de pesquisa: o primeiro, de natureza quantitativa, buscaria identificar os grupos estratégicos de acordo com as características que os discriminam em cada uma das tipologias estratégicas e avaliar os efeitos das diferentes escolhas estratégicas no desempenho para em seqüência aferir os efeitos da utilização de dados financeiro-contábeis e de mercado; o último, de caráter qualitativo, buscaria evidências que possam aprofundar os entendimentos sobre os achados supracitados. Os resultados indicam que o grupo estratégico que contém os grandes bancos de varejo ocupa uma posição de vantagem competitiva significativa em relação aos demais grupos dessa indústria. Essa vantagem se traduz em um desempenho superior quando mensurado por variáveis financeirocontábeis, mas não por variáveis que medem a evolução de seu valor de mercado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE QUADROS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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