XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: OS PONTOS CRÍTICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NACIONAL Autor: LETICIA SANTOS FRANCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA CHERMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19326
Catalogação: 26/03/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19326@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19326
Resumo:
Título: OS PONTOS CRÍTICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NACIONAL Autor: LETICIA SANTOS FRANCA
Nº do Conteudo: 19326
Catalogação: 26/03/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19326@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19326
Resumo:
Esse estudo buscou analisar quais são os pontos críticos da implementação de Comércio Justo e Solidário em uma empresa nacional. O comércio justo, como segmento econômico mensurável, ainda é um movimento relativamente jovem. A MegaMatte é uma empresa nacional e pioneira em oferecer produtos de Comércio Justo para consumidores brasileiros. Foi adotado uma pesquisa descritiva, tipo estudo de caso, na qual, a empresa está em processo de implementação para certificação de Comércio Justo. Foram realizadas quatro entrevistas: uma na própria empresa, com a diretora de comunicação e com três franqueados. O estudo de caso aponta comportamentos distintivos de organizações, sendo que generalizações dos resultados são limitadas. Concluímos que o processo de implementação apresenta falhas e para essas foram sugeridas alternativas. O entrevistado F1 adere á pratica, o F2 possui uma visão clássica, focando o lucro, e o F3 desconhece a prática de Comercio Justo. O conceito de comércio justo deve ser um tema que, aliado a outras práticas de responsabilidade social, precisa ganhar espaço, tanto no meio empresarial quanto no meio acadêmico. As práticas de responsabilidade social como comércio justo, economia solidária, consumo consciente e desenvolvimento sustentável, podem auxiliar em projetos que forneçam benefícios à sociedade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |