INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A WEB 2.0 COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO DE FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: CASO IBM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLAUDIO CALAZANS OURO ALVES

Colaborador(es):  MARCOS COHEN - Orientador
Número do Conteúdo: 19309
Catalogação:  22/03/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19309@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19309@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19309

Resumo:
Criados em 2001 na IBM, os Jams são iniciativas baseadas na plataforma WEB 2.0 (Internet) que têm como objetivo principal promover a inovação em toda a empresa através de brainstorming intensivo, conectando de poucas centenas até dezenas de milhares de funcionários, clientes e parceiros de negócios, ultrapassando as fronteiras organizacionais, funcionais ou geográficas e desenvolvendo ideias práticas em torno de negócios críticos ou questões empresariais urgentes. Representam uma oportunidade única de contribuição com suas ideias inovadoras, para pessoas através da colaboração social, compartilhando suas perspectivas e criando possibilidades para influenciar o futuro do negócio. Este estudo de caso visa analisar empiricamente como a Internet colaborativa pode ser um elemento de transformação do processo estratégico da IBM, descrevendo as intervenções dentro do contexto onde ocorreram, para o desenvolvimento de estratégias experimentais (formulação de estratégia empresarial por meio de redes sociais). Além de possibilitar melhorias na operação e catalisar uma mudança cultura para o estabelecimento de uma cultura baseada em confiança e inovação colaborativa entre os funcionários, verificou-se no estudo que os Jams fortalecem os sentimentos com relação às oportunidades existentes na organização, rompendo as barreiras da hierarquia e, sobretudo auxiliando a organização na definição e operacionalização dos valores, bem como, na priorização dos planos operacionais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui