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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA Autor: MURILO SCOZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19274
Catalogação: 14/03/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19274
Resumo:
Título: MÍDIAS ALTERNATIVAS NO CAMINHO DO SUJEITO: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA Autor: MURILO SCOZ
Nº do Conteudo: 19274
Catalogação: 14/03/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19274@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19274
Resumo:
Este estudo discute a presença cada vez mais marcante de iniciativas
publicitárias fora de suportes midiáticos massivos. A origem deste fenômeno
está ligada a diferentes aspectos que fazem do cenário comunicacional
contemporâneo um espaço de convergência de mídias, de interação direta entre
consumidores e de individualização como novo paradigma social. Abrindo mão
das grandes tiragens e do alcance dito massivo para circunscrever grupos
menores de interlocutores, os anunciantes passam a dirigir suas mensagens de
forma cada vez mais específica e pontual a um destinatário tomado em suas
próprias individualidades, e cada vez mais autonomizado das coerções sociais.
Neste sentido, o trabalho discute o papel dos chamados hiperconsumidores como
reverberadores das mensagens publicitárias e das marcas, bem como a
emergência de uma forma de distribuição de conteúdos centrada na coparticipação
dos próprios indivíduos. Tendo como pano de fundo a perspectiva
semiótica, o estudo busca analisar os aspectos semânticos envolvidos nesta
forma pessoalizada de comunicação comercial, geralmente marcada por um forte
caráter lúdico e imersivo. Finalmente, por meio da análise dos pontos de contato
entre o processo de design e o da publicidade, a pesquisa propõe uma
aproximação interdisciplinar das áreas, tendo como objetivo indicar possíveis
contribuições da metodologia projetual do Design na prática da comunicação
publicitária.