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Título: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E AVALIAÇÃO PSICOMÉTRICA DO AGES AND STAGES QUESTIONNAIRES (ASQ) EM CRECHES PÚBLICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALBERTO FILGUEIRAS

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
Número do Conteúdo: 19270
Catalogação:  13/03/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19270@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19270@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19270

Resumo:
O Ages and Stages Questionnaire Terceira Edição (ASQ-3) é um teste de screening usado para detectar atrasos no desenvolvimento em crianças na idade pré-escolar. Apesar de ter sido traduzido para diversas línguas como Espanhol, Francês, Dinamarquês, Holandês, Coreano e Chinês, o ASQ ainda não foi traduzido para o Português ou estudado no Brasil. Neste estudo, as propriedades psicométricas do ASQ-BR foram examinadas para compreender a eficácia do instrumento no sistema público de creches e pré-escolas. A retro-tradução foi utilizada, e adaptações culturais foram feitas para assegurar a adaptação completa do teste para a cultura brasileira. A versão final do ASQ-BR foi aplicada em uma amostra de 46.650 crianças em creches públicas do município do Rio de Janeiro. A Teoria Clássica dos Testes (TCT; Alfa de Cronbach e Correlação Item-Total), e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) baseada na análise de Mokken (H de Loevinger e rho de MS) e modelo de análise de Rasch (médias quadráticas de infit e outfit, confiabilidade de itens e pessoas) foram usadas. O coeficiente alfa de Cronbach oscilou entre 0.52 e 0.89, e a Correlação Item-Total revelou apenas 50 dos 570 itens (8.8 por cento) abaixo de 0.30. A análise de Mokken corroborou com a TCT. Na análise Rasch, apenas 53 dos 570 itens (9.3 por cento) mostraram problemas de ajuste, mas nenhum item apresentou infit maior que 2.0. Confiabilidade da Pessoa variou entre 0.34 e 0.62 e Confiabilidade do Item oscilou entre 0.83 e 0.99. No geral, o instrumento mostrou boas propriedades psicométricas. Os resultados e o uso da SQ-BR no sistema público de creches e pré-escolas são discutidos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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