INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SOBRE PROJETOS PARA TODOS OS SENTIDOS: CONTRIBUIÇÕES DA ARQUITETURA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIRIGIDOS AOS DEMAIS SENTIDOS ALÉM DA VISÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JULIANA DUARTE NEVES

Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - Orientador
Número do Conteúdo: 19246
Catalogação:  07/03/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19246@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19246@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19246

Resumo:
O presente trabalho aborda os sentidos sob o ponto de vista projetual. Seu principal objetivo é trazer contribuições teóricas e metodológicas à pesquisa na área de Design Emocional para o desenvolvimento de projetos dirigidos aos demais sentidos além da visão. Primeiramente, investiga o design de experiências em espaços físicos, questão atual e crucial das disciplinas projetuais tratadas pelo recente campo da arquitetura de atmosferas, a qual, por sua vez, tem como uma de suas principais estratégias contemplar todos os sentidos humanos. Em seguida, traz considerações sobre a importância de o designer expandir sua atenção para além dos aspectos visuais de seus produtos, apontando alguns motivos pelos quais a visão vem sendo tratada como o sentido hegemônico perante os demais. Discorre sobre e ilustra o papel de cada um de nossos sentidos na percepção do meio construído com base nos ensinamentos do psicólogo James Gibson (1966). Descreve, ainda, três importantes espaços físicos projetados com o propósito de promover experiências a seus visitantes e que, para tanto, se valeram de estratégias com foco em todos os sentidos: o Thermal Baths, o Blur Building e o Museu dos Judeus de Berlim. Por fim, esta pesquisa confirma a importância dos sentidos na expansão das respostas emocionais do usuário ao meio projetado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui