$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DE COMUNICAÇÃO E O TRABALHO DOS BIBLIOTECÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARLUCE LIMA DE CARVALHO

Colaborador(es):  INEZ TEREZINHA STAMPA - Orientador
Número do Conteúdo: 19211
Catalogação:  29/02/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19211@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19211@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19211

Resumo:
Esta pesquisa aborda os desafios que se apresentam ao bibliotecário com a emergência das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), as quais alteraram significativamente as formas de se produzir, processar e difundir informações. Apresenta o contexto de mudanças que a chamada sociedade da informação vivencia, com enfoque no impacto causado pelas TICs nas atividades de profissionais diretamente voltados para o trato da informação, com base em pesquisa realizada com bibliotecários da Universidade Federal do Amazonas - Ufam. Discorre sobre os desafios para a atuação deste profissional, no que diz respeito a seus conhecimentos tradicionais – as atividades de catalogação, indexação e recuperação da informação – bem como sobre a necessidade de atualização contínua e a capacidade de acompanhar o que surge de novo em sua área. Cita o tradicional serviço de referência desenvolvido pelo bibliotecário com o intuito de auxiliar os usuários e orientá-los em suas buscas, demonstrando as tendências de mudança neste serviço, principalmente em razão da Internet. Ressalta as mudanças do perfil do bibliotecário e apresenta o perfil do bibliotecário da Ufam, predominantemente feminino, com idade entre 30 a 60 anos, com tempo de trabalho acima de 10 anos, que precisa estar apto a lidar com as demandas profissionais emergentes. Apresenta, por fim, reflexões sobre oportunidades e limites para o trabalho dos bibliotecários, resultantes do novo paradigma da sociedade da informação e do conhecimento, que pode ter nas tecnologias um fator facilitador. Considera que as TICs agregaram vantagens para o desenvolvimento de atividades diárias como agilidade nos processos, proporcionando uma resposta mais rápida aos usuários e possibilidade de trabalhar em cooperação com outras unidades informacionais. No entanto, constata a necessidade de avaliação contínua, pois somente a utilização das TICs não responde aos desafios enfrentados na área.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui