$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DIAGNÓSTICOS DE PROBLEMAS OPERACIONAIS DURANTE A PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CAROLINA PONTES CHIEZA

Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
JOAO CARLOS RIBEIRO PLACIDO - Coorientador
Número do Conteúdo: 19161
Catalogação:  14/02/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19161@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19161@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19161

Resumo:
A perfuração de poços de petróleo é uma operação complexa e de elevado risco e custo financeiro. Com o passar dos anos o número de poços horizontais e de longo alcance perfurados aumentou consideravelmente devido à existência de reservatórios mais profundos e de difícil acesso, além da necessidade de se obter uma melhor eficiência na extração do petróleo. Juntamente com este aumento na complexidade da perfuração surgiram problemas operacionais que, por muitas vezes, não são identificados e acabam sendo responsáveis pela maior parte do tempo não produtivo da operação elevando, assim, seus custos diários. Logo, o estudo destes problemas é de extrema importância para se garantir condições seguras de operação, além de contribuir para a otimização da mesma, mitigação dos efeitos causados e uma maior rapidez e eficácia nas tomadas de decisões. O presente trabalho apresenta uma metodologia de identificação de problemas operacionais a fim de otimizar a perfuração de poços, através da utilização de recursos computacionais, para gerar análises de previsão de torque, arraste e hidráulica e, posterior, comparação com os dados de perfuração obtidos, em tempo real, dos sensores de mudlogging e da ferramenta de PWD. A caracterização dos problemas foi realizada com base nos dados reais de poços horizontais, perfurados na Bacia de Campos, mediante a identificação de possíveis desvios importantes, que não estavam previstos, nos parâmetros de perfuração. Através da retro-análise dos dados de perfuração dos poços foi possível diagnosticar alguns problemas operacionais ocorridos durante esta operação, tais como: perda de circulação, prisão da coluna de perfuração, washout no tubo de perfuração e dificuldade de avanço causada por uma limpeza deficiente, pelo enceramento da broca e pela vibração na coluna de perfuração. Além disso, foram destacados também alguns exemplos que mostraram variações na tendência do torque em função de mudança na litologia do poço.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui