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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL Autor: RENATO NUNES TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALCIR DE FARO ORLANDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19099
Catalogação: 01/02/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19099&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19099&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19099
Resumo:
Título: MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA COM TAXA DE COMPRESSÃO VARIÁVEL: UMA ANÁLISE TEÓRICA E EXPERIMENTAL Autor: RENATO NUNES TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 19099
Catalogação: 01/02/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19099&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19099&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19099
Resumo:
É realizado um estudo teórico experimental sobre motores a combustão interna operando com taxa de compressão variável. É feita uma análise teórica sobre determinado mecanismo que permite variar a taxa de compressão. Para tal foi utilizado um programa de simulação para motores com ignição por centelha. No presente trabalho o modelo de simulação foi aprimorado, com a inclusão de previsão de detonação, de emissão de hidrocarbonetos, do cálculo da potencia de atrito, assim como a inclusão do dispositivo do mecanismo de taxa de compressão variável, entre outras alterações.
Uma parte experimental foi também realizada, como o objetivo de validar os resultados do modelo teórico e de quantificar os benefícios proporcionados pelo mecanismo em questão. Para tal um motor de pesquisa de combustível – motor CFR – foi utilizado.
Uma comparação dos resultados teóricos e experimentais obtidos no presente trabalho com os de outros pesquisadores é também apresentada.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |