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Avançada


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Título: MODELO TEÓRICO-EXPERIMENTAL PARA ANÁLISE DA COMBUSTÃO EM MOTORES OTTO
Autor: CARLOS VINICIUS COSTA MASSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19080
Catalogação:  30/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19080@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19080@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19080

Resumo:
O presente trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação de um modelo computacional para análise da combustão em motores do ciclo Otto. Tal modelo está fundamentado na primeira lei da termodinâmica e calcula parâmetros de interesse para o estudo d combustão, do desempenho e das emissões, a partir de resultados experimentais do motor. Descreve-se, também, o aparato montado para a medição desses dados, fazendo-se um destaque – pela sua fundamental importância – para o sistema de aquisição e tratamento dos dados de pressão no cilindro. Realizam-se ensaios com diferentes combustíveis, taxas de compressão e relações ar-combustível e, através dos resultados calculados com esses diferentes dados de entrada, avalia-se o comportamento do programa, quanto a sua qualidade como ferramenta para análise da combustão.

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