$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CLUBES DE FUTEBOL COM BOA GOVERNANÇA POSSUEM MELHOR DESEMPENHO?: EVIDÊNCIAS DO MERCADO BRASILEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCIO MARCELO DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  ANDRE LUIZ CARVALHAL DA SILVA - Orientador
Número do Conteúdo: 19058
Catalogação:  26/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19058@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19058@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19058

Resumo:
Em meados da última década importantes resoluções foram incorporadas no cenário futebolístico nacional com o intuito de melhorar sua relação com a sociedade para além da competição meramente esportiva. Passou-se a exigir dos clubes de futebol um maior rigor em sua gestão e contabilidade, afetando seu nível de transparência, dentre outros aspectos que encontram nas boas práticas da governança corporativa toda uma sistematização para atingir estes objetivos. Em paralelo, as práticas de governança das empresas brasileiras vêm evoluindo bastante nos últimos anos, principalmente a partir da criação do Novo Mercado pela BM&FBovespa. Este estudo visa analisar a governança dos clubes de futebol no Brasil e verificar se existe alguma relação desta com o desempenho financeiro e esportivo destas organizações. Analisamos os 20 principais clubes de futebol do país e calculamos um índice para medir as práticas de governança de clubes de futebol (IPGCF) no período de 2005 a 2010. Nossos resultados indicam que clubes de futebol com melhor governança apresentam melhor desempenho financeiro (faturamento e rentabilidade sobre ativo) e esportivo (quantidade de títulos internacionais, nacionais e estaduais).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui