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Título: FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA E CONSUMO FEMININO DE CERVEJA
Autor: ALICE DA SILVA CASTRO SOUTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19036
Catalogação:  24/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19036@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19036@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19036

Resumo:
O mercado de cerveja está se tornando mais forte no Brasil. Atualmente é o 4 grau maior produtor no ranking mundial. Além disso, uma pesquisa intitulada Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira, revelou que a cerveja é a bebida mais consumida pelos brasileiros e que não há diferença estatística no consumo de cerveja entre gêneros, sendo de 62 por cento entre homens e de 58 por cento entre mulheres. É fato, também, que as mulheres estão ganhando cada vez mais dinheiro, sendo grandes influenciadoras nas decisões de compra, embora as cervejarias em geral mantenham campanhas publicitárias orientadas essencialmente para os homens. O presente trabalho tem o objetivo de estudar o comportamento feminino de compra e consumo de cerveja. A pesquisa desenvolvida durante o trabalho buscou levantar as percepções, as ocasiões e os aspectos que estimulam o consumo da bebida pelas mulheres, identificando suas preferências e hábitos. Como forma de responder o objetivo final da pesquisa, foram aplicados questionários com 102 mulheres na cidade do Rio de Janeiro que consomem cerveja, complementados com uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados utilizando o método estatístico descritivo, gerando planilhas e gráficos para melhores conclusões. Concluiu-se que as mulheres acreditam que a propaganda de cerveja desrespeita o público feminino e que seriam favoráveis ao uso de homens bonitos nas propagandas de cerveja, da mesma forma que utilizam as mulheres. Ainda, que cervejas sem álcool ou com menos álcool não são atrativas, porém a possibilidade de existir uma cerveja específica para o público feminino, com sabor mais leve e que engorde menos, seria atrativo.

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