INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESLOCAMENTO DE LÍQUIDOS EM ESPAÇOS ANULARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME SERTA FRAGA
THIAGO TEIXEIRA FRANCO

Colaborador(es):  PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - Orientador
Número do Conteúdo: 19024
Catalogação:  23/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19024@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19024@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19024

Resumo:
Durante a perfuração e cimentação de poços, diversos fluidos circulam no espaço anular formado entre a coluna de revestimento e a formação rochosa. A boa aderência do cimento à formação e à coluna de revestimento depende quão bem o fluido de perfuração é deslocado para fora do espaço anular pelos fluidos lavadores e espaçadores e de quão bem a pasta de cimento desloca esses últimos. Falhas na cimentação podem comprometer a vedação hidráulica do poço causando sérios danos ambientais e perdas na produção. Portanto, é importante estudar o processo de deslocamento de fluidos em espaços anulares. Neste trabalho foi investigado experimentalmente o deslocamento de fluidos para regimes laminares em espaço anular formado por tubos concêntricos, porém de excentricidade variável. A eficiência de deslocamento foi associada à configuração da interface formada entre os fluidos. Foram realizados testes de visualização na planta experimental existente no Laboratório de Hidráulica de Poços, da PUC-Rio. Para melhor visualização do fluido deslocador, foram adicionadas a ele, micropartículas que refletem a luz incidida por feixes de laser formando um plano de visualização. A maior dificuldade observada para a utilização desta técnica foi encontrar fluidos com índices de refração parecidos. Foram estudados diversos casos, com diferentes pares de fluidos e para diferentes vazões. O primeiro caso foi de um fluido newtoniano deslocando outro menos viscoso para diferentes vazões, sendo eles miscíveis. A partir dos resultados observados, passou-se a utilizar fluidos imiscíveis entre si. Depois, utilizou-se um fluido newtoniano deslocando outro menos viscoso. Por último, foi estudado o comportamento de um fluido newtoniano deslocando outro mais viscoso.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui