INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO EM BOMBA DE CAVIDADES PROGRESSIVAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARTHUR MENDES ATHAYDE

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
Número do Conteúdo: 19013
Catalogação:  19/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19013@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19013

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e os resultados obtidos dos ensaios experimentais realizados em uma bomba de cavidades progressivas no Laboratório de Engenharia de Fluidos da PUC-Rio. Para a realização dos ensaios foi construída uma bancada de testes experimentais para bombas de cavidades progressivas capaz de operar com líquido e também com escoamento bifásico líquido-gás. Foram medidas grandezas globais da bomba testada como torque, potência, rotação, vazão e pressão de saída, o seu estator foi instrumentado de modo a fornecer informações sobre pressão e temperatura em cada um dos seus sete estágios. Dessa forma, foi possível observar variações no comportamento hidrodinâmico da bomba quando sujeito a variações na fração de vazio do fluido de trabalho, na velocidade de rotação do motor e no gradiente de pressão imposto a saída da bomba. Foram traçadas curvas de desempenho para a bomba ensaiada na bancada experimental utilizando primeiramente água como fluido de trabalho e posteriormente, água e ar. Os resultados para o escoamento bifásico indicaram uma queda na eficiência da bomba com o aumento da fração de vazio no gás e uma maior comunicação de pressão entre as cavidades com a diminuição da fração de vazio, além de uma pequena variação da temperatura da mistura ao longo da bomba para as condições dos testes realizados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui