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Título: ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DE UM ESCOAMENTO TURBULENTO EXCITADO ACUSTICAMENTE
Autor: SILVIO CARLOS ANIBAL DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO NOGUEIRA FROTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19003
Catalogação:  19/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19003@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19003@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19003

Resumo:
O presente trabalho, de natureza teórico-experimental, objetiva estudar a influencia de perturbações acústicas num escoamento turbulento e subsônico de ar, em desenvolvimento num duto de seção circular de 3000 mm de comprimento e 50,8 mm de diâmetro interno. Perturbações acústicas senoidais são introduzidas no escoamento nas frequências naturais de ressonâncias do duto (56 e 112 Hz), acoplado ao túnel de vento propulsor do escoamento. O trabalho experimental compreende medições dos campos de velocidade média, turbulência e pressão e de características da onda acústica utilizada como fonte de perturbação do escoamento. O campo de pressão induzido pelo escoamento não-perturbado foi medido por técnicas convencionais. Já na situação de escoamento perturbado acusticamente, uma análise da técnica de medição fez-se necessária devido às dificuldades intrínsecas à medição de pressão em escoamentos periódicos. Com base na resposta de diferentes sistemas de medição, desenvolveu-se uma modelagem via técnica de parâmetros concentrados, o que permitiu o estudo da resposta do transdutor de pressão sob o ponto de vista de sistemas não lineares. Para identificar os diversos fatores que distorcem o valor da pressão indicada pelos transdutores na situação de escoamento perturbado, uma intercomparação dos resultados obtidos via diferentes sistemas (micromanometro, sensor capacitivo de diafragma e microfone capacitivo) foi realizada, permitindo validar o modelo proposto. Conceitos de linhas de transmissão, fundamentados à luz da analogia elétrica, foram utilizados para explicar a origem dos erros sistemáticos, também reportados em outros trabalhos, e estabelecer uma base para modelagem via parâmetros distribuídos, permitindo estabelecer restrição para seleção do comprimento do tubo de conexão, que interliga o transdutor ao sistema de medição. Medições de velocidade média e de turbulência foram realizadas nos escoamentos perturbadas e não-perturbado pela técnica da anemometria de fio quente. Para algumas das situações investigadas, a excitação acústica induziu estímulos da ordem de 100 por cento nas flutuações de velocidade, decorrentes do acoplamento da turbulência e da onda perturbadora, relativamente ao escoamento não-perturbado, resultado que apresenta interesse em aplicações tecnológicas. Na busca dos efeitos introduzidos pela perturbação acústica no escoamento turbulento, foi estudada teórica e experimentalmente a mecânica da propagação da onda e os efeitos da dissipação viscosa na sua propagação.

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