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Coleção Digital
Título: EFEITO DE REVESTIMENTO NA PERDA DE CARGA DURANTE O ESCOAMENTO INTERNO DE ÓLEOS PESADOS Autor: MARCELO MANOEL DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19000
Catalogação: 18/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19000
Resumo:
Título: EFEITO DE REVESTIMENTO NA PERDA DE CARGA DURANTE O ESCOAMENTO INTERNO DE ÓLEOS PESADOS Autor: MARCELO MANOEL DA SILVA
Nº do Conteudo: 19000
Catalogação: 18/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19000
Resumo:
Óleos pesados são significativamente importantes no cenário brasileiro
e internacional, sendo sua principal característica a alta viscosidade e consequente
dificuldade de transporte. Esse tipo de petróleo possui características
reológicas viscoplásticas, e sob certas condicões ainda não muito bem conhecidas,
apresentam o fenômeno do deslizamento aparente ao escoar internamente,
tendo o potencial de reduzir substancialmente a perda de carga em
um escoamento. Neste trabalho foi investigado experimentalmente o deslizamento
aparente que ocorre em escoamentos de materiais viscoplásticos. Devido
a uma evidência experimental de que o grau de deslizamento depende
de duas propriedades físicas da superfície interna do duto, foram determinadas
também a rugosidade e a molhabilidade destas. Foi construída uma
planta experimental na qual era possível variar as placas (diferentes revestimentos
e rugosidades) que formavam as paredes do canal pelo qual o
fluidoera forçado a escoar, de forma a se obter a curva vazão x pressão para cada
tipo de revestimento. Estes escoamentos também foram simulados numericamente
supondo ausência de deslizamento. A comparação entre as curvas
experimentais e teóricas fornecem uma quantificação do deslizamento ocorrido
nos experimentos. Utilizamos um fluido a base de água e um
fluido à base de óleo. Foi observado que o deslizamento aparente, existente em escoamentos
de materiais viscoplásticos, se manifesta na faixa de baixas tensões
adimensionais e que os revestimentos possuem duas funções principais, a
da redução da rugosidade e a do aumento da molhabilidade, ambas com o
efeito de aumentar o nível de deslizamento e, consequentemente, reduzir a
perda de carga, diminuindo os custos operacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |