INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALTERNATIVAS TÉCNICO-OPERACIONAIS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA EM OLEODUTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO LUIZ SANTOS SILVA

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
LUIS FERNANDO PIRES - Orientador
Número do Conteúdo: 18974
Catalogação:  13/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18974@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18974

Resumo:
Existem várias alternativas que podem ser estudadas para economizar energia no transporte de petróleos e derivados por oleodutos. Este relatório mostra algumas dessas alternativas utilizando um simulador numérico termo-hidráulico, Stoner Pipeline Simulator. Com esse software, serão modelados diferentes oleodutos, hipotéticos, os quais serão utilizados para os estudos de economia de energia. Na modelagem de um duto são levantadas diversas características, como: Diâmetro, espessura, perfil de elevação, curvas de bombas, informações de motores de bombas etc. Através das informações levantadas é possível fazer modelos que simulem casos bem próximos da realidade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui