$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS GEOMÉTRICOS NA PERFORMANCE DE UM GISROSCÓPIO EM SUSPENSÃO CARDÂNICA COM DOIS GRAUS DE LIBERDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GERALDO GURGEL FILHO

Colaborador(es):  HANS INGO WEBER - Orientador
Número do Conteúdo: 18972
Catalogação:  13/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18972

Resumo:
Este trabalho visa a avaliar o comportamento dinâmico de um Giroscópio em Suspensão Cardânica com dois graus de liberdade a partir de suas equações de movimento, obtidas analiticamente, considerando possíveis imprecisões de fabricação ou variações na geometria esperada. A partir do resultado de simulações de um sistema real em voo, pretende-se compará-las com o resultado de simulações realizadas com o modelo analítico e avaliar as causas de possíveis discrepâncias. Assim, analisa-se a influência da variação de parâmetros geométricos na precisão de medição de um giroscópio cardânico de 2 eixos sob a ação do sistema em uma manobra de inclinação e sob a ação de uma elevada aceleração linear, quando houver uma excentricidade no centro de gravidade do rotor. Duas hipóteses vão ser exploradas: uma idealizando o rotor do giroscópio como livre no espaço outra imaginando a influência dos quadros da suspensão cardânica, tomados todavia como rígidos. Apresenta-se uma implementação que testa vários parâmetros geométricos e procura-se adequar a forma de representar os resultados de tal forma que seja possível uma validação do modelo matemático proposto.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui