INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC



Título: ESCOAMENTO DE BOLHAS DE GÁS NO PROCESSO DE CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NICOLAS GARSCHAGEN S A SOARES
BERNARDO LATERCA MONTEIRO

Colaborador(es):  MONICA FEIJO NACCACHE - Orientador
Número do Conteúdo: 18969
Catalogação:  12/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18969@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18969@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18969

Resumo:
No presente trabalho temos como objetivo entender e simular a migração de bolhas de ar pasta de cimento durante o processo de cimentação de um poço de petróleo de formato anular. Esse fenômeno é potencialmente perigoso devido à chegada do gás a superfície – causando o que é chamado de Blowout. A migração do gás para o interior do anular ocorre quando a pressão dentro do anular é menor que a pressão no interior da formação. Alguns fatores que contribuem para esse fenômeno são: densidade incorreta do cimento, o que causa um desbalanceamento na pressão hidrostática, perda excessiva do fluido de perfuração, o que leva a vazios nos quais o gás pode ocupar. A solução numérica das equações governantes de conservação é obtida através da técnica do volume finito e do método do volume de fluidos, usando o programa comercial Fluent (Ansys.). O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento da bolha dentro do espaço anular, assim como os fatores que influenciam sua propagação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui