INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: MODELAGEM DE UMA VÁLVULA DE ALÍVIO DE MOLA UTILIZANDO A FORMULAÇÃO DE MALHA DE CONTROLE ASSOCIADA A UMA VÁLVULA DE CONTROLE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCELO DE SOUZA CRUZ

Colaborador(es):  LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Coorientador
Número do Conteúdo: 18964
Catalogação:  12/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18964@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18964

Resumo:
A grande maioria dos dutos de transporte de petróleo e derivados no Brasil trabalha com válvulas de alívio no projeto dos seus sistemas de proteção. Desta forma, o perfeito dimensionamento e funcionamento destas válvulas são fundamentais para garantir a segurança de dutos de transporte, caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Estas válvulas possuem o princípio de aliviar a pressão interna do duto caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Desta forma, a válvula de alívio garante que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha do duto e a um possível vazamento de produto para o meio ambiente. Este trabalho propõe um estudo numérico a fim de modelar o comportamento dinâmico de válvulas de mola para alívio de pressão a partir da utilização de uma malha de controle associada a um atuador e a uma válvula de controle, tendo como base a formulação clássica de um sistema Massa-Mola-Amortecedor. Essa formulação foi implementada no programa de simulação de dutos Stoner Pipeline Simulator. De posse de dados reais, obtidos a partir de uma bancada experimental instrumentada, foi possível validar os modelos desenvolvidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui