$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: REINÍCIO DO ESCOAMENTO DE FLUIDOS GELIFICADOS EM OLEODUTOS
Autor: FERNANDO SAINT-MARTIN DE A SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18963
Catalogação:  12/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18963@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18963@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18963

Resumo:
O reinício do escoamento de fluidos tixotrópicos com tensão limite de escoamento em tubos é estudado numericamente. Na situação de interesse, o fluido estruturado é deslocado por outro fluido sob a aplicação de uma pressão de entrada constate. Assume-se que o fluido estruturado obedece a um recém-proposto modelo para fluidos tixotrópicos com tensão limite de escoamento que se baseia em um parâmetro de estrutura. O princípio da conservação da quantidade de movimento é empregado em uma forma simplificada que resulta da hipótese de escoamento quase estático, i.e. assume-se que a distribuição radial de tensão cisalhante é linear como em um escoamento em regime permanente. Efeitos de inércia também são incluídos na análise. Um procedimento numérico foi desenvolvido para resolver as equações diferenciais do problema. As evoluções da velocidade média axial e da distribuição do parâmetro de estrutura no tempo são obtidas para diferentes combinações de parâmetros reológicos e de escoamento. Entre outras vantagens, essa abordagem é capaz de prever o acontecimento do efeito avalanche, i.e. situações sem escoamento por longo período de tempo seguidas por um começo repentino do movimento do fluido.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui