$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DE TENSÕES EM TUBOS CURVOS COMPOSTOS POR TRECHOS RETOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALMIR SILVEIRA DE SOUZA FILHO

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
Número do Conteúdo: 18949
Catalogação:  11/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18949@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18949@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18949

Resumo:
No projeto de tubulações que interligam vasos de pressão, reatores, etc., é comum a utilização de curvas para atenuar os esforços que atuam nas paredes dos vasos e reatores. Esses esforços que atuam nas paredes dos vasos e reatores. Esses esforços ocorrem devido aos deslocamentos gerados pela dilatação térmica dos componentes da tubulação. Essas curvas devem, então, possuir grande flexibilidade para a acomodação dos deslocamentos tornando, por isso, menores os esforços nos vasos e reatores. A flexão da curva, provocada pelos deslocamentos, faz surgir, entretanto, tensão normal circuferenciais e longitudinais relativamente grandes quando comparadas à teoria de flexão simples de vigas. Essas tensões são ocasionadas por um fenômeno de ovalização que ocorre em curvas lisas e gomadas. Este trabalho teve como objetivo o estudo da ovalização, das tensões geradas nos tubos curvos compostos por trechos retos (tubos gomados), e da avaliação da confiabilidade dos resultados obtidos para essas tensões. Este estudo foi feito através de uma análise pela teoria de Kitching para tubos gomados; um modelo experimental em forma de U, construído a partir de um tubo de aço de baixo carbono (diâmetro externo de 54mm e espessura de 2.0mm), com uma curva de 176.6mm de raio, analisado pelo método de extensometros elétricos e, finalmente, um modelo analisado pelo Método dos Elementos Finitos. Os resultados obtidos por estes três métodos foram, então, comprados entre si.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui