XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: YOUNG, SCHOOL MANAGERS AND SCHOOLS OUT OF PLACE?: GEOGRAPHIES OF HIGH SCHOOL EDUCATIONAL OPORTUNITIES IN THE RIO DE JANEIRO CITY Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 18934
Catalogação: 09/01/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934
Resumo:
Título: YOUNG, SCHOOL MANAGERS AND SCHOOLS OUT OF PLACE?: GEOGRAPHIES OF HIGH SCHOOL EDUCATIONAL OPORTUNITIES IN THE RIO DE JANEIRO CITY Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 18934
Catalogação: 09/01/2012 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934
Resumo:
The current research aimed to study High School in two areas of Rio de
Janeiro city through the relationship of youth and schoolmasters facing the issue
of educational oportunities of High School. The research departs from the concept
of Geography of Opportunity (Galster e Killen, 1995) to investigate the objective
(offer of educational resources) e subjective aspects (values, expectations e
aspirations) of educational opportunities. Firstly, the Geography of Opportunity of
the schools of High School of Rio de Janeiro city was analyzed having as basys
the data from Censo Escolar 2005, in which were identified two areas near slums
marked simultaneously by relative inequality between supply and demand as well
as by the proximity to major shopping centers. In this sense, a number of schools
was selected so that a fied work could be carried out. The methodology involved
visits to schools, observations, informal and semi-structured interviews, and the
application of questionnaires. The results indicate that the geography of objective
of opportunity can not be taken as inert, because on which focuses force fields as
political and social determinations that are able to create new dynamics that as
well interfere in the development of the subjective geography of opportunity
among individuals.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |