$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: JOVENS, GESTORES E ESCOLAS FORA DE LUGAR?: GEOGRAFIAS DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: JOSE ROBERTO DA SILVA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18934
Catalogação:  09/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18934@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18934

Resumo:
A presente pesquisa objetivou estudar o ensino médio (EM) em duas áreas do município do Rio de Janeiro através da relação de jovens e gestores de escolas frente às questões das oportunidades educacionais do ensino médio. A pesquisa parte do conceito de Geografia de Oportunidades (Galster e Killen, 1995) para investigar os aspectos objetivos (oferta de recursos educacionais) e subjetivos (valores, expectativas e aspirações) das oportunidades educacionais. Inicialmente a geografia objetiva das escolas de EM da cidade do Rio de Janeiro foi analisada com bases nos dados do Censo Escolar 2005, e foram identificadas duas regiões próximas às favelas caracterizadas simultaneamente por desigualdades entre oferta e demanda e pela proximidade com importantes centros comerciais. Neste sentido, foi selecionado um conjunto de escolas para ser realizado o trabalho de campo. A metodologia envolveu visitas às escolas, observações, entrevistas informais e semiestruturadas e aplicação de questionários. Os resultados indicam que a geografia objetiva das oportunidades não pode ser tomada como inerte, pois sobre ela incidem forças do campo como determinações políticas e sociais capazes de criar novas dinâmicas que também interferem na (r)elaboração da geografia subjetiva das oportunidades entre os indivíduos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui