$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EMPREGO DE ARRANJO DE ANTENAS NA RECUPERAÇÃO DE DADOS DIGITAIS EM AMBIENTE CDMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RICARDO ZELENOVSKY

Colaborador(es):  MARCO ANTONIO GRIVET MATTOSO MAIA - Orientador
Número do Conteúdo: 1892
Catalogação:  28/08/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1892@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1892@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1892@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1892

Resumo:
Este trabalho de tese trata do emprego de arranjos de antenas em ambientes de comunicação móvel,dando-se ênfase ao canal de dados reverso do Sistema IS-95. Propõe-se dois estimadores: um para a direção de chegada dos sinais e outro para outros dados. Inicialmente é apresentado um estudo sobre arranjos de antenas e dos principais detalhes do sistema IS-95,especialmente a multiplicidade de acesso via divisão por códigos (CDMA).Aborda-se em seguida o problema da estimação da direção da chegada(DOA), onde se constata que os algoritmos mais conhecidos na literarura especializada, tais como Atraso-e-Soma, Capon, MUSIC e ESPRIT, não apresentam desempenho satisfatório quando empregados em ambiente CDMA. Por isso, propõe-se uma versão do método de estimação de máxima verossimilhança (ML) que utiliza a técnica denominada de EM (-Expectation Maximization-).Seu emprego permitir fracionar o problema de otimização multidimensional gerado pelo estimador ML, em últimas estimações de menor dimensão,simplificando sobremaneira a solução. O estimador proposto além da DOA,permite ainda estimar a atenuação e a defasagem dos sinais incidentes. Através de simulações, constata-se que este estimador EM apresenta um desempenho bastante satisfatório.Para tornar mais completa a análise, faz-se ainda uma comparação da variância do erro na estimação da DOA comolimitante de Cramér-Rao. Em presença de multipercursos, propõe-se quatro versões de um estimador de dados, sendo que uma delas utiliza a estrutura de treliça e objetiva a decisão sequencial dos dados. O desenvolvimento de tais estimadores faz uso de bases de espaços vetoriais para representar as funções de walsh, sendo que as operações aritméticas convencionais . Através de simulações constata-se que essas versões apresentam diferentes relações entre de desempenho e custo computacional, o que permite flexibilidade na adequação do seu emprego.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui