$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: COMBINAÇÃO DE REDES NEURAIS MLP EM PROBLEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RAFAEL DE OLIVAES VALLE DOS SANTOS

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
RAUL QUEIROZ FEITOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 1890
Catalogação:  28/08/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1890@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1890@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1890@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1890

Resumo:
Esta dissertação investigou a criação de comitês de classificadores baseados em Redes Neurais Multilayer Perceptron (Redes MLP, abreviadamente). Isso foi feito em dois passos: primeiro, aplicando-se procedimentos para criação de redes complementares, i.e, redes individualmente eficazes mas que cometem erros distintos; segundo, testando- se sobre essas redes alguns dos principais métodos de combinação disponíveis. Dentre os procedimentos para criação de redes complementares, foi dado enfoque para os baseados em alteração do conjunto de treinamento. Os métodos Bootstrap e Arc-x4 foram escolhidos para serem utilizados no estudo de casos, juntamente com o método RDP (Replicação Dirigida de Padrões). No que diz respeito aos métodos de combinação disponíveis, foi dada particular atenção ao método de combinação por integrais nebulosas. Além deste método, implementou-se combinação por média, votação por pluralidade e Borda count. As aplicações escolhidas para teste envolveram duas vertentes importantes na área de visão computacional - Classificação de Coberturas de Solo por Imagens de Satélite e Reconhecimento de Expressões Faciais. Embora ambas pertençam à mesma área de conhecimento, foram escolhidas de modo a representar níveis de dificuldade diferentes como tarefas de classificação - enquanto a primeira contou com um grande número de padrões disponíveis, a segunda foi comparativamente limitada nesse sentido. Como resultado final, comprovou-se a viabilidade da utilização de comitês em problemas de classificação, mesmo com as possíveis variações de desempenho relacionadas com a complexidade desses problemas. O método de combinação baseado em integrais nebulosas mostrou-se particularmente eficiente quando associado ao procedimento RDP para formação das redes comissionadas, mas nem sempre foi satisfatório. Considerado individualmente, o RDP tem a limitação de criar, no máximo, tantas redes quanto forem as classes consideradas em um problema; porém, quando este número de redes foi considerado como base de comparação, o RDP se mostrou, na média de todos os métodos de combinação testados, mais eficaz que os procedimentos Bootstrap e Arc-x4. Por outro lado, tanto o Bootstrap quanto o Arc-x4 têm a importante vantagem de permitirem a formação de um número crescente de membros, o que quase sempre acarretou em melhorias de desempenho global em relação ao RDP.

Descrição Arquivo
CAPA,EPÍGRAFE,AGRAD.,RESUMO,ABSTRACT,ÍNDICE,LISTA DE FIGURAS,DE TABELAS,CONVENÇÕES,CAPÍTULOS 1,2,3,4  PDF  
CAPÍTULOS 4, 5, APÊNDICES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui