$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ESTUDO DOS EFEITOS DE DIFERENTES MISTURAS ETANOL-GASOLINA EM UM MOTOR COMERCIAL DO TIPO FLEX
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor: PEDRO AUGUSTO FERREIRA ROMANO

Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA - Coorientador
Número do Conteúdo: 18887
Catalogação:  03/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18887@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18887@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18887

Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo experimental comparativo do desempenho e emissão de poluentes de um motor flexfuel com combustíveis diferentes. A princípio seriam testados três combustíveis diferentes, Etanol Hidratado (H100), Gasolina Comum (E25) e uma mistura composta por 50 por cento Gasolina A com 50 por cento Etanol Anidro (E50). Porém problemas no fornecimento das unidades eletrônicas dos últimos dois impediram testes para esses combustíveis, antes do prazo de entrega deste trabalho. Dessa forma somente foi realizado o teste experimental para o combustível Etanol Hidratado. Mesmo assim se apresenta um estudo teórico desses combustíveis. Foram obtidos resultados de potência efetiva, consumo de combustível, consumo específico de combustível, rendimento térmico efetivo e emissão de poluentes de um motor do ciclo Otto. Foram realizados testes com cinco rotações do motor diferentes, sendo a maior delas 3500 rpm. Os resultados de desempenho e emissão de poluentes foram satisfatórios, possibilitando análise construtiva sobre o combustível testado. No final do presente trabalho foi feita uma análise do custo em R$/Litro por potência gerada (kW). Para isso foi necessário fazer uma projeção do que seria o preço bomba do combustível E50. Combustíveis diferentes podem ser melhores em diferentes faixas de operação. Além disso, essas vantagens podem variar em outros motores multicombustíveis, dessa forma recomenda-se, para trabalhos futuros, ensaios em motores diferentes ou até testes com veículo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui