$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: APLICAÇÃO DE MAGNETÔMETROS GMI DE ALTA SENSIBILIDADE EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS DE ESTRUTURAS DE AÇO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): RODRIGO VIEIRA CAMARA DE CASTRO

Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
Número do Conteúdo: 18813
Catalogação:  20/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18813@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18813@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18813

Resumo:
Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Metrologia para Qualidade e Inovação e do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio têm desenvolvido magnetômetros GMI (Giant Magnetoimpedance) para diversas aplicações. Esse projeto busca a melhor forma de aplicar os magnetômetros GMI de alta sensibilidade em Ensaios Não Destrutivos (END) de estruturas de aço, visando à identificação de pequenas descontinuidades de material (defeitos) por meio da técnica MFL (Magnetic Flux Leakage). Os sensores GMI (fitas GMI), quando submetidos a campos magnéticos de baixa intensidade, variam intensamente o módulo, e também a fase, de suas impedâncias. Consequentemente, torna-se possível aplicá-los na identificação de pequenos defeitos como, por exemplo, trincas e pequenas perdas de espessura em chapas de aço, uma vez que, nessas descontinuidades, há vazamento de fluxo magnético (MFL) detectado pelos sensores. Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo baseado em simulações computacionais, utilizando o software ANSYS Maxwell 3D, visando ao levantamento das características de curvas de campo magnético, que, causadas por trincas, excitam os transdutores GMI, para diferentes distâncias desses sensores em relação à chapa em inspeção. A análise e pós-processamento, no software MATLAB, dos dados advindos do modelo desenvolvido no ANSYS permitiram identificar a melhor configuração dimensional e eletromagnética, além do ponto ótimo de operação sobre as curvas de caracterização previamente conhecidas das amostras GMI.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui