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Título: FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NARRATIVA HISTÓRICA: UM ESTUDO DE CASO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEQÜESTRO DO ÔNIBUS 174
Autor: BRUNA RAFAELA VEIGA BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MIGUEL SERPA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18792
Catalogação:  14/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18792@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18792@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18792

Resumo:
O propósito deste trabalho consiste em analisar o espaço ético nas representações sociais do cinema brasileiro contemporâneo. Para compreensão dos limites entre ficção e documentário, e entre filme baseado ou inspirado em fatos reais, tomam-se para análise comparativa o documentário e a ficção realizados sobre a rendição armada do ônibus 174 por Sandro do Nascimento, em junho de 2000: Ônibus 174(2002), de José Padilha e Última parada 174 (2009), de Bruno Barreto. Estes filmes constroem discursos sobre o local (a cidade do Rio de Janeiro) de múltiplos pontos de vista transnacionais, o que nos leva ao questionamento sobre o olhar estrangeiro na construção da representação do local. Para a análise dos filmes propõe-se aplicar o conceito de axiografia, desenvolvido por Bill Nichols, não só a obras classificadas como documentários, mas também às ficções baseadas em fatos reais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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